O que é um Medicamento Manipulado?

Os medicamentos manipulados são medicamentos preparados segundo fórmulas magistrais ou oficinais, sob a direta responsabilidade do farmacêutico. Deste modo, um medicamento manipulado pode ser preparado segundo indicações constantes numa prescrição médica ou de acordo com indicações compendiais, ou de uma farmacopeia ou formulário. Estes medicamentos são habitualmente formulados em laboratórios de farmácias de oficina ou de serviços farmacêuticos hospitalares.

Quais as vantagens dos Medicamentos Manipulados?

Em primeiro lugar, a formulação do medicamento individualizado oferece inúmeras alternativas terapêuticas em diferentes áreas da saúde. Por esse motivo, é considerada uma ferramenta poderosa para o tratamento personalizado das mais diferentes patologias.

A medicina personalizada é apontada como a grande revolução na área da saúde. Desta forma, a tendência é que os profissionais prescrevam, cada vez mais, medicamentos individualizados, com a fórmula e dosagem ideais para o seu paciente.

Em suma, esta abordagem permite maximizar o sucesso da terapêutica, garantindo ao mesmo tempo a qualidade e segurança do medicamento manipulado.

Como podemos colaborar com os médicos prescritores?

No Laboratório da Farmácia Santa Catarina, estamos disponíveis para atender toda classe prescritora e adequar a sua experiência clínica ao nosso conhecimento e prática farmacotécnica. Colocamos ao dispor do profissional de saúde uma equipa especializada de farmacêuticos, preparados para projetar, adaptar, manipular e elaborar medicamentos.

Estamos continuamente à procura de novos princípios ativos e formas farmacêuticas que facilitem a adesão do paciente ao tratamento proposto, garantindo um melhor resultado. A nossa equipa é responsável por desenvolver técnicas eficientes na produção de medicamentos, com o mais completo conteúdo técnico-científico. Para isso, atualizamos constantemente os nossos conhecimentos, em ordem a dar garantia da qualidade, segurança, eficácia e credibilidade do medicamento individualizado.

Como garantimos a qualidade e segurança?

Para além da nossa capacidade produtiva e técnico-científica, e atenta ao rigor e à segurança, a Farmácia Santa Catarina cumpre todas as exigências regulamentadas pelo INFARMED. Todas as normas expressas relativas à prescrição e à preparação, às substâncias permitidas e/ou proibidas, aos requisitos relativos aos fornecedores de matérias-primas, ao material obrigatório e ao regime de preços e comparticipações de manipulados são cumpridas. Para além disso, contamos com um moderno e eficiente controle de qualidade, um vasto stock de matérias-primas e materiais.

Contactos do Laboratório de Manipulados

Caso disponha de uma prescrição médica de um medicamento manipulado, ou pretenda obter mais informações, poderá contactar o Laboratório de Manipulados da Farmácia Santa Catarina, através do email: laboratorio@fscatarina.com, ou por telefone: 22 200 21 45.